Biblioteca Samiar

Ler também é lazer! Livros, quadrinhos, jornais e revistas estão à disposição de leitores para agradáveis momentos de leitura – viagem através da palavra – na Biblioteca Samiar, onde também são realizados estudos, pesquisas e digitação de trabalhos escolares.

É um espaço coletivo de respeito e integração dos alunos, inclusive nos horários de intervalo para o lanche.

Aqui acontecem visitas semanais dos alunos acompanhados dos professores para escolherem livros, contarem as histórias lidas, trabalharem a oralidade, trocarem experiências entre si, enquanto discutem os valores aprendidos nas leituras.

Há ainda contação de histórias para a Educação Infantil com fantoches e materiais lúdicos que encantam as crianças.

A equipe de Robótica concentra-se na biblioteca para organizar as ideias, discutir procedimentos e colocá-las em prática em projetos desafiadores.

Além de todas essas possibilidades, num trabalho conjunto entre professores e bibliotecária, a atividade pedagógica é enriquecida com a visita de diferentes autores para ministrar palestras, responder as curiosidades dos alunos e distribuir autógrafos.

Mas é bom lembrar que, para manter o ambiente agradável e acessível a todos, não é permitido comer, beber e usar aparelhos sonoros e de celular.

LER NÃO DÁ SONO. LER DÁ SONHOS.

De: João Batista de Paula

Conhecimento é poder.
Ler não dá sono.
Ler dá sonhos.
Ler não dá preguiça.
Ler dá boa imaginação.
Ler não dá tristeza.
Ler dá emoção.
Ler não dá discórdia
. Ler dá solução.
Ler não dá cansaço.
Ler dá saber.
Ler não dá retrocesso.
Ler dá progresso.
Ler não dá exclusão.
Ler dá conhecimento.
Ler não dá cegueira.
Ler dá uma boa visão do que é a vida.

Funcionamento

O funcionamento da Biblioteca é assegurado por uma bibliotecária, que dá suporte aos alunos, professores e funcionários.

Das 7h30 às 16h45, de segunda à sexta-feira.

Infraestrutura e acervo

Possui 6 mesas com 6 lugares com espaço para outras, se for preciso, e 5 computadores para pesquisa.

Seu acervo é composto por mais de 11 mil obras variadas.

Permite acesso à Internet, para pesquisas escolares. É vedado o acesso a REDES SOCIAIS, jogos e a outras aplicações semelhantes.

Serviços oferecidos

Os alunos do Infantil e Fundamental I têm direito ao empréstimo domiciliar de um livro por 7 dias, podendo haver renovação por mais 7. Caso o aluno não o devolva no prazo devido, fica impossibilitada nova retirada por uma semana.

Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio têm direito ao empréstimo de até 2 títulos, com prazo máximo de 7 dias, podendo haver renovação por mais 7, caso não haja lista de espera.

O atraso na devolução implicará uma multa de R$0,50 (cinquenta centavos) por livro e por dias corridos, incluindo finais de semana e feriados.

Os livros retirados devem ser bem cuidados e tratados com carinho para que outros alunos possam utilizá-los, caso contrário, deverão ser substituídos pelo mesmo título.

Aos professores e funcionários, a Biblioteca realiza o empréstimo domiciliar de até 5 títulos, com prazo máximo de 15 dias, podendo haver renovação por mais 15.

Os usuários poderão realizar consultas locais aos materiais não permitidos ao empréstimo domiciliar, como obras de referência (enciclopédias, coleções, bíblias, revistas e jornais).

Normas de conservação e utilização do material bibliográfico

Ao lidar com o material bibliográfico, mantenha as mãos limpas.
Ao localizar o livro na estante, retire-o pelo meio do corpo, e não pelas bordas.
Após utilizar um livro, deixe-o em cima do balcão.
Ao interromper sua leitura, marque a página com um marcador de livros, sem dobrá-la e sem usar a orelha do livro.
Ao folhear as páginas de um livro, não umedeça o dedo na saliva.
Procure respeitar a integridade do livro, não rasgando, arrancando ou riscando suas folhas.