Biblioteca

Ler também é lazer! Livros, quadrinhos, jornais e revistas estão à disposição de leitores para agradáveis momentos de leitura – viagem através da palavra – na Biblioteca Samiar, onde também são realizados estudos, pesquisas e digitação de trabalhos escolares.

É um espaço coletivo de respeito e integração dos alunos, inclusive nos horários de intervalo para o lanche.
Aqui acontecem visitas semanais dos alunos acompanhados dos professores para escolherem livros, contarem as histórias lidas, trabalharem a oralidade, trocarem experiências entre si, enquanto discutem os valores aprendidos nas leituras.

Há ainda contação de histórias para a Educação Infantil com fantoches e materiais lúdicos que encantam as crianças.

Além de todas essas possibilidades, num trabalho conjunto entre professores e bibliotecária, a atividade pedagógica é enriquecida com a visita de diferentes autores para ministrar palestras, responder as curiosidades dos alunos e distribuir autógrafos.

Mas é bom lembrar que, para manter o ambiente agradável e acessível a todos, não é permitido comer, beber e usar aparelhos sonoros e de celular.

Funcionamento
O funcionamento da Biblioteca é assegurado por uma bibliotecária, que dá suporte aos alunos, professores e funcionários.

Horário de atendimento - Das 7h30 às 16h45, de segunda à sexta-feira.

Infraestrutura e acervo
Possui 6 mesas com 6 lugares com espaço para outras, se for preciso e computadores para pesquisa.
O acervo tem aproximadamente de 11 mil obras variadas.

Permite acesso à Internet, para pesquisas escolares. É vedado o acesso a REDES SOCIAIS, jogos e a outras aplicações semelhantes.

Serviços oferecidos
Os alunos do Infantil e Fundamental I até o 3ºano têm direito ao empréstimo domiciliar de um livro por 7 dias, podendo haver renovação por mais 7. Caso o aluno não o devolva no prazo devido, fica impossibilitada nova retirada por uma semana.

Os alunos do 4ºano do Fundamental I ao Ensino Médio têm direito ao empréstimo de até 2 títulos, com prazo máximo de 7 dias, podendo haver renovação por mais 7, caso não haja lista de espera.

O atraso na devolução implicará uma multa de R$0,50 (cinquenta centavos) por livro e por dias corridos, incluindo finais de semana e feriados.

Os livros retirados devem ser bem cuidados e tratados com carinho para que outros alunos possam utilizá-los, caso contrário, deverão ser substituídos pelo mesmo título.

Aos professores e funcionários, a Biblioteca realiza o empréstimo domiciliar de até 5 títulos, com prazo máximo de 15 dias, podendo haver renovação por mais 15.

Os usuários poderão realizar consultas locais aos materiais não permitidos ao empréstimo domiciliar, como obras de referência (enciclopédias, coleções, bíblias, revistas e jornais).

Normas de conservação e utilização do material bibliográfico
* Ao lidar com o material bibliográfico, mantenha as mãos limpas.
* Ao localizar o livro na estante, retire-o pelo meio do corpo, e não pelas bordas.
* Após utilizar um livro, deixe-o em cima do balcão.
* Ao interromper sua leitura, marque a página com um marcador de livros, sem dobrá-la e sem usar a orelha do livro.
* Procure respeitar a integridade do livro, não rasgando, arrancando ou riscando suas folhas.