Logo

Logo do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo Texto compilado por Irmã Selma Maria – 15/09/2006

1. FORMATO: Brasão

Um brasão ou brasão de armas, na tradição européia, é um desenho especificamente criado - usando símbolos e cores - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, cidades, regiões e nações. Não se sabe com rigor quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões recebe o nome de heráldica.

Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros, era uma maneira de homenagear os lutadores e suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social da mesma, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.

Atualizando: Foi pelo fato de São Miguel Arcanjo, ser o chefe da milícia celeste e sempre foi muito corajoso enfrentando o mal para que nada de ruim pudesse acontecer às pessoas, que o formato foi escolhido, revelando assim, bravura, honestidade e coragem.

Hoje, vemos também no Hino da Escola a seguinte frase: “Estudantes de Escol” que significa, “estudantes 100%, estudantes éticos, aplicados, honestos, zelosos do bem, além de outros atributos positivos.
Vemos então, que a nossa identidade é realmente bela e que o mundo de hoje precisa que testemunhemos os valores implícitos na nossa identidade como escola.

2. LETRAS S e M:

S: São
M: Miguel
Para identificar que a marca é de São Miguel Arcanjo.

3. ESPADA:

São Miguel é o príncipe e o chefe da milícia celeste, por isso, usa uma espada. Sendo que a espada é usada por ele não para matar, mas para afugentar o mal em todas as suas formas.

Atualizando: Hoje, por exemplo a função dos policiais é proteger a sociedade e, para isso, usam uma arma de fogo ou outra, não para matar, mas para afugentar e deter pessoas maldosas que desejam prejudicar o próximo.

4. LIVRO:

O livro significa: educação. Podemos dizer que o livro é a nossa espada, pois por ele afugentamos todos os males, ou seja, o livro ou a educação, é caminho para uma vida livre, autônoma e digna.

Atualizando: Hoje, mais do que nunca, estamos numa sociedade que depende da educação formal, ou seja, é necessário aprender a ler, escrever, interpretar, conviver, criar, recriar, falar em público, além das novas tecnologias.
Temos então, que priorizar a educação, valorizar a escola e os profissionais de educação: professores, coordenação, inspetores, zeladores de limpeza, cantineiros, segurança, etc, pois eles são os mediadores da educação formal. Uma boa escola, prepara as pessoas para uma vida digna.

5. FRASE: QUIS UT DEUS? (latim)

Significa: QUEM É IGUAL A DEUS? “Quem é igual a Deus?” era o lema de São Miguel e dos anjos bons, na luta contra os anjos rebeldes (maus).

São Miguel Arcanjo sempre que era desafiado, dizia esta frase e a mesma dava-lhe força e coragem, pois ele lembrava que Deus era maior que todos, mais poderoso que o mal, uma vez que Deus é o Bem em plenitude, não há dúvida que Ele supera o Mal. Assim, com esta certeza da proteção e da vitória de Deus, São Miguel saia para proteger os desamparados com coragem e força.

Atualizando: Hoje, também temos anjos bons e anjos maus, ou seja, pessoas que fazem o bem ao próximo e pessoas que escolhem prejudicar. Por isso, precisamos, como São Miguel Arcanjo dizer: “Quem é igual a Deus?” para termos força de dizer não as pessoas rebeldes que nos provocam e convidam, às vezes, para situações que podem prejudicar a nossa vida. Nem sempre aqueles que parecem nossos amigos, de fato são.