Musicalização

Musicalização em ação

A lei n° 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica e nós, do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, diante dessa proposta, nos preocupamos com a formação abrangente da criança, buscando contribuir com o desenvolvimento integral dos nossos alunos, promovendo a sociabilidade, expressividade, o ritmo, autoestima, disciplina, leitura e escrita com facilidade, auxiliando a coordenação motora, introduzindo o sentido de parceria e cooperação, concentração e raciocínio lógico-matemático, relacionando assim a música com outros componentes curriculares.

A aplicação deste trabalho se torna prazeroso às crianças, pois utilizamos jogos e brincadeiras musicais, com atividades lúdicas dirigidas para cada faixa etária, de modo a proporcionar o contato direto com instrumentos musicais, além da apreciação de diversos gêneros e manifestações musicais através dos nossos projetos como Musicarte Kids, Saraus, Recital Didático Sopro Novo Yamaha, Coral de voz e flauta-doce, audições e apresentações comemorativas.

Musicalizar é fazer o aluno observar sons e silêncio de forma natural, sem nenhuma preocupação em torná-lo músico ou fazê-lo, neste primeiro momento, afinado, pois o objetivo maior é fazer a criança encontrar uma forma harmônica de estar feliz, tornando-a um profissional competente dentro de sua área de atuação e habilidades, íntegra e segura em sua opção de vida.

Professora Karina Alves