Olimpíada de Química do Estado de São Paulo
04/06/2018

No período de setembro de 2017 a junho de 2018 ocorre a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – 2018, OQSP-2018, promovida pela ABQ-SP (Associação Brasileira de Química). Os objetivos principais desta competição estudantil consistem em:

a) envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro;

b) revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los.

Na primeira fase desta edição, os estudantes tiveram de realizar uma pesquisa e redigir uma redação em grupos de até 5 membros sobre o tema “ Biorrefinarias: Conversão de Biomassa em Produtos Químicos”. Assim, a redação escrita pelos alunos Giuliano de Faria e Bianca Capani Dominguez, do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, foi classificada entre as 100 finalistas do ensino médio de todas as escolas participantes, além de estar entre as 20 redações escolhidas para a  publicação no site allchemy.iq.usp.br. O alto desempenho garantiu também a classificação para a segunda fase desta Olimpíada, que ocorrerá em 9 de junho, no Instituto de Química da USP.