XIII Olimpíada de Redação
12/06/2018
REGULAMENTO

O Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo deseja incentivar o aluno a criar diferentes gêneros textuais, a partir dos conhecimentos desenvolvidos nas aulas de produção textual e de sua vivência particular, utilizando a Língua Portuguesa como manifestação artística e instrumento de exploração da criatividade.

1. OS PARTICIPANTES

A Olimpíada de Redação é uma competição para os alunos matriculados do 2º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo.

2. OS OBJETIVOS

O objetivo da realização desta olimpíada é desenvolver no aluno o gosto pela criação literária e permitir a vazão de sua criatividade.

3. AS FASES

A Olimpíada de Redação será realizada em fase única, no período regular de aula, correspondendo à avaliação bimestral de JUNHO em Redação para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio (valor zero a dez), a uma avaliação do segundo bimestre para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I (valor zero a dez) e a uma produção textual para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (sem valor avaliativo). Ficam excluídos da competição os alunos de qualquer segmento que precisarem, por qualquer motivo, fazer a referida atividade em caráter de substituição em outro dia e/ou horário.

4. APLICAÇÃO

As provas serão aplicadas no dia 13 DE JUNHO, durante o período normal de aula no Ensino Fundamental I e, no Ensino Fundamental II e Médio, no horário equivalente à avaliação de Redação (8h), nas próprias salas de aula, sem mistura dos alunos.

5. CONTEÚDO / ESTRUTURA DAS PROVAS

O gênero textual solicitado na prova será um dos estudados neste ano letivo nas aulas de Redação e/ou Língua Portuguesa, referente ao ano que o aluno cursa, sem prévia revelação do tema.

6. AVALIAÇÃO

6.1. As produções do Ensino Fundamental I serão avaliadas pelas professoras da classe e as professoras de Redação avaliarão as produções do Ensino Fundamental II e Médio, de acordo com as pontuações esclarecidas no item 3.

6.2. Numa segunda etapa, uma banca examinadora composta por membros da equipe pedagógica do colégio selecionarão as dez melhores produções de cada ano do Ensino Fundamental I ao Médio.

6.3. A mesma banca selecionará, dentre esses dez colocados, os três vencedores por ano de segmento.

7. OS PRÊMIOS

7.1. Os alunos autores das dez melhores produções de cada ano serão premiados com medalhas:

- 7 (sete) por honra ao mérito;

- 3 (três) pelo destaque de suas competências no gênero textual produzido na prova desta olimpíada.

7.2. Os três alunos destacados de cada ano terão suas produções publicadas em CD ou em livro.

8. A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A solenidade de premiação ocorrerá no Colégio, em 30 de agosto, em horário a ser agendado, NO PERÍODO DA MANHÃ

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Todo estudante que apresentar comportamento considerado eticamente inadequado durante a realização da prova, ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento será eliminado da competição.

9.2. Todas as situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e julgadas pela Equipe de Professores de Língua Portuguesa e de Redação e Coordenação Pedagógica.