Amarelo, um apelo à vida
01/10/2018

Para muitos, a cor amarela significa luzcalor, sol, verão, descontração e alegria. Considerada a cor predileta dos quadros do grande pintor holandês Vicent Van Gogh, amarela foi a cor escolhida para representar o mês SETEMBRO AMARELO¸ cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula-se que 804 mil pessoas tenham se suicidado no mundo em 2012, último ano que os dados foram contabilizados. André Trigueiro, jornalista e autor do livro Viver é a melhor opção, relata que o suicídio representa 1,4% de todas as mortes no mundo, são 2.200 casos consumados por dia, um a cada 40 segundos.

Diante desses dados tão alarmantes, durante todo o mês, o Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo com ações práticas trouxe à tona a discussão dessa temática: palestra O que é um elefante amarelo?, da psicanalista clínica Camila Igari para os alunos de 7º ao 3º ano do Ensino Médio, discussões em sala, produção de cartazes de conscientização e dois dias que os alunos vieram utilizando roupas amarelas, enfim, todos esforços canalizados à valorização da vida.

As crianças e jovens do mundo contemporâneo, muitas vezes, não conseguem lidar com a frustações familiares, os desentendimentos entre amigos e colegas, rompimentos amorosos e partem para introspeção das emoções, causando um sentimento de tristeza profunda, desânimo ou até mesmo início de um estágio depressivo.

Segundo Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, pensamentos e sentimentos de baixa estima têm um efeito tão grande que são capazes de encorajar uma pessoa a cometer suicídio. Para eles, a ideia do suicídio não surge “do nada”, é fruto de uma série de pensamentos e sentimentos que assombram a pessoa há muito tempo, até que ela resolva fazer alguma coisa a respeito.

O mês de setembro terminou, mas a reflexão dessa temática precisa continuar. Todos movidos em prol do mesmo objetivo, fortalecer os laços de amizades dos nossos jovens com a vida.

Paz e Bem!

Priscila Braga