Campanha sobre o uso consciente e responsável da Internet
17/05/2019
Visando o MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI N°12.965/2014) (http://culturadigital.br/marcocivil/): Lei que estabelece princípios, direitos e deveres para uso da Internet.

Art. 26. O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Os setores de orientação educacional e a tecnologia educacional do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, acompanharão atividades na rotina diária, que estimulem o uso consciente e responsável da Internet, sempre visando ao desenvolvimento da sociedade. Devemos instruir crianças e adolescentes a ter boas ações no uso da Internet. Tal uso vai muito além do ensino no manuseio das novas tecnologias, também inclui ter respeito, empatia, tolerância e responsabilidade no ambiente virtual. O uso da Internet deve guiar-se pelos princípios de liberdade de expressão, de privacidade do indivíduo e de respeito aos direitos humanos, reconhecendo-os como fundamentais para a preservação de uma sociedade justa e democrática.

Também devemos informá-los que a Internet não é uma terra sem lei. As leis vigentes, até mesmo aquelas que surgiram antes da Internet, podem ser aplicadas para atos praticados na Internet.

Nesta campanha, sobre o uso consciente e responsável da Internet, trabalharemos as competências da BNCC, como conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania, todos esses conhecimentos dentro da cultura digital.

Enfatizamos também a LEI Nº 13.663, DE 14 DE MAIO DE 2018, que altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino.

Para isso, além das aulas e palestras que teremos no decorrer de 2019, o setor de orientação educacional e a tecnologia educacional continuarão com as orientações aos pais e alunos com circulares, artigos e cartilhas, em todos os segmentos de ensino, focando a promoção da cultura da paz e a adoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a qualquer tipo de violência, como o bullying e/ou cyberbullying.

Separamos materiais destinados aos pais e alunos, conforme a faixa etária, para estudo e orientação.

ENSINO FUNDAMENTAL I – 1° e 2° anos
• Cartilha Dispositivos Móveis - ARQUIVO PDF
• Livro de atividades: Jogue e aprenda estar online - ARQUIVO PDF
• Para os pais: Internet segura para seus filhos - ARQUIVO PDF

Observações sobre os conteúdos de “Jogue e aprenda: estar online”
Cada página do livro é classificada com uma, duas ou três ESTRELAS em função do nível de dificuldade e da grande variedade de necessidades das crianças entre os 4 e os 8 anos de idade.
Hoje em dia, as crianças têm acesso à Internet cada vez mais cedo. Por essa razão, utilizaremos o livro de atividades que visa introduzir conceitos ligados às novas tecnologias no seu vocabulário e atividades cotidianas.

Ao mesmo tempo que oferece às crianças entre os 5 e os 8 anos de idade 30 páginas de jogos e diversão, este livro de atividades ajuda-as também a enriquecer as suas competências básicas a nível linguístico, matemático, social e cultural. Permite-lhes ter uma visão do impacto que as novas tecnologias podem ter na sua vida cotidiana. Acima de tudo, proporciona a pais e professores uma oportunidade de se sentarem à mesma mesa com as crianças e discutirem estes assuntos importantes.

Embora o livro de atividades tenha sido criado de forma que as crianças menores possam divertir-se e jogar sozinhas, muitos dos exercícios têm um nível mais avançado.

ENSINO FUNDAMENTAL I – 3°, 4° e 5° anos
• Cartilha: Redes Sociais - ARQUIVO PDF
• Livro de atividades: Internet segura - ARQUIVO PDF
• Para os pais: Internet segura para seus filhos - ARQUIVO PDF

1. Cuidado com pessoas estranhas ou que você conhece apenas pela Internet
2. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você
3. Termo: "bullying"
4. Respeito é muito bom e todo mundo gosta
5. Proteja a sua privacidade
6. Respeite o trabalho dos outros
7. Respeite os limites de idade
8. Internet NÃO é tudo
9. Não acredite em tudo que você lê
10. Proteja os seus equipamentos
11. Cuidado para não perder seus equipamentos
12. Proteja suas senhas
13. Você sabe o que é Phishing?
14. Navegar é preciso, mas sem marcar bobeira!

ENSINO FUNDAMENTAL II - 6°, 7° e 8° anos
• Fascículo: boatos - ARQUIVO PDF
• Preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar? - ARQUIVO PDF
• Internet segura para seus filhos - ARQUIVO PDF

1. Problemas trazidos pelos boatos;
2. Como identificar um boato;
3. Ajude a combater os boatos;
4. Direitos e deveres na Internet;
5. Privacidade nas redes sociais;
6. Cyberbullying - ARQUIVO PDF
7. Como lidar com os sentimentos?;
8. Sexting - LINK SITE
9. Pense bem antes de usar;
10. Aliciamento de crianças e adolescentes;

ENSINO FUNDAMENTAL II - 9° ano e ENSINO MÉDIO
• Facebook: sem meu consentimento, não - ARQUIVO PDF
• Internet com responsa - ARQUIVO PDF
• Guia para pais – Saiba como falar com seu filho adolescente sobre Instagram - ARQUIVO PDF