Projeto Robótica

O Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo proporciona aulas extracurriculares de Robótica e Treinamento de Robótica aos alunos do 6º ano ao 2º ano do Ensino Médio.

As aulas de Robótica para os 6os e 7os anos têm como objetivo desenvolver as habilidades motora, de pensamento, conceitos matemáticos e de ciências, aprimorando o raciocínio lógico e trabalho em equipe.

O Treinamento de Robótica, para alunos do 8º ao 2º ano do Ensino Médio, visa torneios e tem como objetivos promover o ensino de ciência, tecnologia e matemática e fomentar o trabalho colaborativo através de experiências práticas e motivadoras, que permitem o aprendizado auto instrucional.

As aulas desenvolvem habilidades importantes para vida, tais como a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, conhecimento da metodologia cientifica e a utilização das habilidades de comunicação.

Em competições de Robótica, o Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo é representado desde 2010 pela equipe SAMITEC, que ao logo desse tempo, vem crescendo em âmbito regional e nacional no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, que usa a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

A iniciativa do campeonato fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Durante os oito anos de competições, a equipe SAMITEC conquistou diversos prêmios:

• 2010 – 1º lugar em Pesquisa - Torneio Regional de Robótica FIRST® LEGO® League - Indaiatuba - São Paulo.
• 2015 – 1º lugar em Design do robô - Torneio World Skills – São Paulo.
• 2016 – 3º lugar Champions Awards – Torneio Regional FIRST® LEGO® League - Brasília.
• 2018 - 3º lugar Champions Awards - Torneio Regional FIRST® LEGO® League – Indaiatuba - São Paulo
• 2018 - 1º lugar em Core Values (Trabalho em Equipe) – Torneio Nacional de Robótica FIRST® LEGO® League – Curitiba.