Samiar Do Bem

Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar Franciscana é uma ação de vigilância, de zelo e de cuidado, para colocar à disposição das pessoas aquilo que melhor norteia o processo de crescimento integral na promoção do humano e da vida em todo sentido. Sendo assim, a atividade Pastoral insere-se como presença fundamental em todos os setores do Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo (SAMIAR). A escola é um espaço privilegiado, onde é possível viver e atuar qualquer dimensão da pastoral. Escola em Pastoral significa dizer que ela age em todas as suas facetas, presenças, processos, em todas as dinâmicas relacionais e de aprendizagem: pastoral dos alunos, dos educadores, do pessoal dirigente, administrativos, dos pais, das relações com o entorno. Vivenciar a Pastoral é favorecer, em primeiro lugar, o resgate da pessoa humana, da descoberta de cada um como ser sagrado, filho de Deus e instrumento de transformação da realidade de injustiça para uma realidade onde haja vida e vida em abundância (cf. Jo 10, 10).

Pastoral Eclesial

O Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, por ser confessional, oferece a seus alunos, familiares e funcionários a oportunidade de participarem da Pastoral Eclesial, que é um segmento da Igreja na escola. Diferente da Pastoral Escolar, ela quer ajudar os alunos e demais pessoas que são católicas a conhecer cada vez mais sua religião e a fazer uma experiência concreta com Cristo, nosso Senhor.

Objetivo geral da Pastoral Escolar e Eclesial

Celebrar e promover a vida através da vivência comunitária, do cuidado e da reflexão; por meio do carisma e o ideal de São Francisco de Assis, tornar Jesus Cristo conhecido e amado de maneira que todos, independentemente de sua crença, possam viver em paz e buscar, na autonomia, a vivência dos valores humanos e cristãos.

Atividades da Pastoral Escolar

• Ação solidária com as crianças da Obra Social São Francisco e Santa Clara;
• Visita a Asilos;
• Campanhas para entidades carentes;
• Momentos de formação com funcionários;
• Aconselhamento pessoal;
• Grupos de Pastoral e voluntariado;
• Encontros de reunião e formação com os pais.

Atividades da Pastoral Eclesial

• Celebrações Eucarísticas, reza do Terço e Reflexão do Evangelho;